domingo, 1 de maio de 2011

Forrações de Pleno Sol

Nome Científico: Acalypha reptans
Nome Popular: Rabo-de-gato, Acalifa, Acalifa-rateira
Família: Euphorbiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia
Ciclo: Perene

Curiosidades:

O rabo-de-gato é uma planta especial, suas inflorescências vermelhas têm uma textura de pelúcia. Alongadas, fazem justiça ao nome. Suas folhas são denteadas e abundantes, formando ma folhagem densa e baixa. Devido às suas características presta-se como forração. Bastante rústica, pode-se aproveitá-la para ensinar às crianças a apreciar e cuidar da natureza. Pode ser plantada em jardineiras ou na formação de maciços e bordaduras no jardim.
Devem ser cultivados a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não tolera geadas. Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada e por estaquia.

Acalypha reptans

Acalypha reptans

Fonte: II Exposição de Plantas Ornamentais do Vale do Ribeira.

Nome Científico: Tradescantia pallida purpurea
Nome Popular: Trapoeraba-roxa, coração-roxo, trapoerabão, trapoeraba
Família: Commelinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene

Curiosidades

A coloração e a textura desta planta são muito originais, craindo belos volumes. Sua folhas e caules são roxos e suas florezinhas são rosas. Bastante rústica, é uma planta utilizada para quem aprecia brincar com as cores. Excelente para formar maciços e bordaduras, também pode ser utilizada como forração ou em floreiras.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e úmido composto de terra de jardim e terra vegetal. Exige ainda regas regulares e gosta de frio. Multiplica-se naturalmente por sementes e por estaquia.

Trapoeraba Roxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário