sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plantas de Sombra

Nome popular: Avenca; Avencão; Avenca-delta.
Nome científico:
Adiantum raddianum.

Família:
Pteridaceae.
Origem: Brasil.

Curiosidades





Avenca


Avenca

 Nome popular: Samambaia-de-metro.
Nome científico: Polypodium subauriculatum.
Família: Polipodiáceas.
Origem: Ásia e Austrália.

Curiosidades

É uma planta que que pode ser cultivada em interiores, mas não suporta baixa umidade relativa do ar, sendo, pois, recomendada para ambientes que tenha ar condicionado. É uma planta de folhagem sempre verde e particularmente decorativa, com folhas longas chegando a quatro metros de comprimento com centenas de folíolos, dá-se aí o nome de samambaia-de-metro.
A samambaia-de-metro é uma planta que deve ser cultivado ao abrigo de ventos fortes, pois não os tolera, já que a perda de água do seus folíolos é intensa, causando a abscisão foliar. No período quente deve ser regada de duas a três vezes por semana, e no período frio basta uma vez. A manutenção da planta dá-se principalmente através da poda das folhas que estiverem secas, doentes ou com má formação. 
Para multiplicá-la, basta dividir a planta de um vaso em vários outros (divisão de touceiras).



Samambaia-de-metro

Samambaia-de-metro

Nome popular: Zamioculca.
Nome científico: Zamioculcas zamiifolia.
Família: Araceae.
Origem:
Tanzânia e Zanzíbar.

Curiosidades
A Zamioculca é uma planta que tem se tornado extremamente popular para ambientes internos, como uma planta decorativa. Sua folhagem se mantém atrativa até mesmo em situações de alta negligência (descuido). Suporta muito bem o sombreamento, sendo este um dos seus pontos fortes.
Possui um crescimento lento e suporta desde ambientes de baixa até locais de luminosidade mais alta. Deixe a planta em local iluminado, mas evitando ao máximo o sol direto, que pode provocar queimaduras nas folhas.
Mantenha a planta um pouco mais úmida em locais de alta iluminação. É preferível pecar pela falta ao excesso d’água. Deixe a terra secar bem entre as regas em ambientes menos luminosos; regas em excesso podem causar amarelamento das folhas. Reduza as regas ainda mais durante o inverno.
Lave as folhas com o auxílio de uma mangueira, para que suas folhas se mantenham brilhosas e limpas. Retire as folhas e ramos mortos periodicamente. O melhor solo para ela é o bem drenado e com boa quantidade de matéria orgânica.

Zamioculca

Nome Científico: Philodendron martianum
Nome Popular: Babosa-de-pau, babosa-de-árvore
Família: Araceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Curiosidades

Planta epífita de folhagem muito ornamental. As folhas são brilhantes com textura de couro e os pecíolos são como pseudobulbos. No paisagismo é bastante versátil, podendo ser cutivada em interiores em vasos e jardineiras. No jardim pode ser fixada em árvores como epífita ou plantada em canteiros ricos em matéria orgânica.
Devem ser cultivadas sempre à meia-sombra ou a sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica mantido úmido. Planta tipicamente tropical, n ão é tolerante ao frio ou geadas. Multiplica-se por sementes e estacas.

Babosa de Árvores


Nome popular: Narciso.
Nome científico:
Narcissus hybridus Hort.
Família:
Amaryllidaceae.
Origem: Europa e norte da África.

Curiosidades

O narciso é uma planta florífera amplamente utilizada no paisagismo de países de clima temperado, devido à sua beleza e resistência ao frio. Existem mais de 50 espécies do gênero, sendo elas perenes, de altura entre 15 e 70 cm, das quais surgiram dezenas de híbridos.
Aprecia climas mais frios, sendo indicado somente para algumas localidades do sul do Brasil. Na maioria das regiões brasileiras, a floração pode simplesmente não ocorrer devido às altas temperaturas.
Cultivado em vasos ou em grupos como bordadura ou maciços, à meia-sombra ou sombra, em canteiros férteis.
Multiplicam-se facilmente por bulbos, os quais devem ser separados da planta-mãe após o desaparecimento da folhagem.

Narciso



 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, paisagismo é uma arte maravilhosa na minha opinião.
    Aproveitando o espaço, gostaria de informar que tenho 4 pes de jaboticaba adultos, sadios, para vender...se for do interesse de alguem as fotos estão no meu blog.
    http://arteakasha.blogspot.com/2011/05/lindos-pes-de-jaboticaba-para-vender.html

    Obrigada e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir