domingo, 12 de junho de 2011

Gramas

Nome Científico: Ophiopogon japonicus
Nome Popular: Grama-preta, grama-japonesa
Família: Ruscaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene

Curiosidades

A grama-preta ao contrário do que parece não é uma gramínea. Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é uma excelente forração para áreas sombreadas. Há também uma variedade variegada, de folhas verde-amareladas, e uma variedade anã, de folhas mais curtas. Esta planta não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Pode ser utilizada também como bordadura. Vendida comumente na forma de placas.
Deve ser cultivada sob sombra ou pleno sol, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Multiplica-se por divisão das touceiras.
Grama Preta


Grama Preta

 Nome Científico: Cynodon dactylon
Nome Popular: Grama-bermudas, erva-gramilheira, grama-seda, escalracheira, escalracho, grama, grama-bermuda, grama-das-boticas, gramão, graminheira, pé-de-galinha, grama-tifton
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ilhas Bermudas e África
Ciclo de Vida: Perene


Curiosidades

A grama-bermudas tem folhas estreitas de coloração verde intensa. É indicada para campos esportivos em geral, como campos de futebol, golfe, pólo e playgrounds. Bastante macia e resistente ao pisoteio, tem rápido crescimento e regeneração, necessitando de ceifas frequentes. Deve ser aparada sempre que alcançar 2 cm. Vendida comumente na forma de plugs e placas. Estão disponíveis no mercado diversas cultivares, apropriadas para cada situação. É também considerada excelente pastagem e planta daninha em muitas culturas.
Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos férteis enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Tolerante a secas e altas temperaturas. Multiplica-se por sementes, estolões e rizomas.

Grama Bermuda

Nome Científico: Zoysia japonica
Nome Popular: Grama-esmeralda, Grama-zóisia, Grama-zóisia-silvestre, zóisia
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Japão
Ciclo de Vida: Perene

Curiosidades

A grama-esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. É perfeita para jardins residenciais, condomínos, empresas, campos esportivos, playgrounds, formando gramados muito densos e macios quando bem cuidados. Embora resistente ao pisoteio não deve ser utilizada em tráfego intenso. Deve ser aparada sempre que alcançar 2 cm. Vendida comumente na forma de placas e mudas (plugs).
Rústica, deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. Não é indicada para locais de tráfego intenso, nem para áreas sombreadas. Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.

Grama Esmeralda

Nenhum comentário:

Postar um comentário