sábado, 12 de março de 2011

Flores de Corte

Nome Científico: Alpinia purpurata
Nome Popular: Alpínia, Gengibre-vermelho
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ilhas dos Mares do Sul
Ciclo de Vida: Perene

Curiosidades:
De porte médio, a alpínia é uma planta que combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas, que se formam quase o ano todo. Cultivada como planta isolada, em grupos ou renques, em canteiros de terra fértil, mantidos umedecidos. As folhas são ornamentais também. Muito rústica, esta planta também é utilizada como flor de corte.
Assim como outros gengibres, esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Multiplica-se por mudas que se formam nas brácteas ou por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas com cada muda. Não é resistente ao frio.



Alpinia purpurata
Apinia purpurata

Alpinia purpurata

Alpinia purpurata


Fonte: Limeira - SP - Chácara Wenzel

Nome Científico: Heliconia rostrata
Nome Comum: Helicônia, caetê, bananeira-do-brejo, bananeira-
ornamental, caeté, papagaio
Família: Heliconiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Amazônia
Ciclo de Vida: Perene



Curiosidades:

Planta tropical por excelência, esta espécie de helicônia, é q que produz as inflorescências espetaculares e ornamentais, de cor vermelho-viva com margem amarelada, muito vistosas, formando no decorrer de quase todo o ano. Estas inflorescências são sempre pendentes, com o comprimento que varia de acoro com o número de flores.
Esta helicônia, se bem adubada e irrigada produz flores durante todo o ano, mas principalmente nos meses mais quentes. Presta-se pela formação de renques juntos a muros, maciços ou como planta isolada. É também culticado para a produção de flores de cortes usadas na composição de arranjos florais. Deve ser cultivada a pleno sol ou à meia sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com frequência. Não é tolerante ao frio. Multiplica-se pela divisão de touceira.

Engº Agrônomo Afonso Wenzel em sua propriedade em Limera - SP

Heliconia rostrata





Fonte: Limeira - SP - Chácara Wenzel
Nome Científico: Etlingera etilator
Nome Popular: Bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor de retenção
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Indonésia
Ciclo: Perene

Curiosidades:


O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e comtemporâneos, plantado isoladamente, em grupos ou renques. Floresce na primavera e verão. Também é excelenta com flor-de-corte, compondo arranjos florais muito elegantes e duráveis.
Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com frequência. Não é tolerante às geadas, ao frio e ventos fortes. Multiplica-se pela divisão de touceira, rizomas e por sementes.
Etlingera etilator

Etlingera etilator

Fonte: Cento de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba - SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário